MESPR - Movimento de Evolução Social, Político e Religioso

MESPR - MOVIMENTO DE EVOLUÇÃO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HOMEM GUERRA II

Por volta do século 15 alguns países desenvolviam impérios inteiramente novos. Embora algumas dessas novas potências imperiais fossem situadas no território de antigas colônias de Roma, seus impérios não eram simples continuações do Império Romano. Portugal, Espanha, França e Holanda tornaram-se sedes de domínios bem extensos. Mas a mais bem sucedida era a Britânia (Grã-Bretanha) que passou a presidir a um enorme império no qual “o sol nunca se punha”. Este império, em épocas diferentes, estendeu-se sobre grande parte da América do Norte, da África, da Índia e do Sudeste da Ásia, bem como do vasto Pacífico Sul.

Por volta do século 19, algumas das colônias na América do Norte já se haviam separado da Grã-Bretanha para formar os independentes Estados Unidos da América. Politicamente, continuaram alguns conflitos entre a nova nação e o país de origem. Não obstante, a Primeira Guerra Mundial obrigou ambos os países a reconhecer seus interesses comuns e cimentou uma relação especial entre eles. Assim veio à existência uma espécie de potência mundial dupla, composta dos Estados Unidos da América, agora a nação mais rica do mundo, e a Grã-Bretanha, sede do maior império do mundo.

Em 1920, logo após a 1ª Guerra Mundial, foi criada a Liga das Nações, tendo aproximadamente 63 nações participantes. Mas, um atrás do outro, o Japão, a Alemanha e a Itália se retiraram dela, e a União Soviética foi excluída da Liga. Em setembro de 1939, o ditador nazista da Alemanha desencadeou a Segunda Guerra Mundial. A Liga das Nações tendo fracassado em manter a paz no mundo, virtualmente mergulhou num abismo de inatividade até ser extinta. Em 1945, também logo após a 2ª Guerra Mundial, foi criada a ONU para ajudar a manter a paz entre as nações. Só que nesta diabólica era nuclear manteve-se a paz mundial apenas com a ameaça duma “destruição mútua assegurada”.

Em 1986, muitos líderes religiosos se reuniram em Assis, na Itália, para orarem pela paz. Será que existe uma casa de milhões de deuses que possam ouvir e conceder pedidos e súplicas feitas de muitas maneiras diferentes? 

Muitos dos participantes adoravam a Trindade da cristandade. Budistas, hindus e outros oravam a deuses sem número. Ao todo, estavam reunidas 12 “famílias religiosas”, representadas por notabilidades tais como o arcebispo anglicano de Cantuário, o Dalai Lama do budismo, um metropolitano ortodoxo russo, o presidente da Associação dos Santuários Xintoístas de Tóquio, animistas africanos, e dois índios americanos usando cocares. Era um grupo pelo menos bem colorido, ótimo para uma cobertura pela TV. Em todas as guerras sangrentas da história, inclusive nas duas guerras mundiais, houve participação das organizações religiosas defendendo o seu lado.

Em 1986, ano internacional da Paz, proclamado pela ONU, os gastos militares globais atingiram 900 bilhões de dólares. Em escala mundial uma pessoa em cinco vive em abjeta pobreza, miséria mesmo. Todas essas pessoas famintas poderiam ser alimentadas durante um ano pelo custo do que o mundo gasta com armamentos em dois dias. 

Vejam –
www.ed10alemao.wordpress.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será que é vergonha roubar mas não poder levar?
www.lucaslepalemao.spaces.live.com

Consciência

Fora corrupção.Vamos viver, pelo menos, com decência!!! A formação política dos chilenos, como de todos os hispano-americanos do começo do séc. XIX, era algo de uma ineficiência gritante. Quase que sem transição, viram-se esses povos donos de seus destinos, sem preparo para a difícil tarefa de governar. Surgiram à tona todas as AMBIÇÕES.